Na era da informação e da comunicação onde o mundo globalizado se atualiza a cada segundo, cada vez mais o acesso a informações é ampliado praticamente em tempo real, em uma época em que nos relacionamos e interagimos de formas diferentes de tempos atrás, faz-se necessário, que os alunos da educação de jovens e adultos sejam incluídos na era digitalizada e que possam usufruir das mídias digitais como ferramentas facilitadoras do processo ensino-aprendizado.
É preciso que os professores ao trabalharem com a modalidade de educação de jovens e adultos, utilizem as tecnologias em sala de aula, para que esse aluno possa ter um contato maior com essas tecnologias, e percebam a importância de estar inserido nessas novas mídias comunicacionais.
Trabalhar com educandos jovens e adultos na perspectiva das novas tecnologias é diferente em relação às demais modalidades, porque se trabalha com pessoas que não tiveram a oportunidade de freqüentar o ensino na idade e período regular, por isso, a maioria desses alunos se acham incapaesz de lidarem com tais recursos tecnológicos como computaodres e internet. Além do que, a maioria não tem acesso a essas mídias em seu cotidiano. Portanto, pode ficar a cargo da escola fazer este processo de inclusão tecnológica.
Os alunos da educação de jovens e adultos precisam adequar-se ás mídias digitais e cabe ao professor incentivar a participação dos mesmos nos meios virtuais/tecnológicos. Para isso, o docente deve organizar e planejar suas atividades incluindo entre os recursos didáticos, os materiais tecnológicos disponíveis na escola.
Com o intuito de incluir esses alunos no meio virtual e principalmente estimular o interesse, a atenção, curiosidade e a vontade de aprender, foi desenvolvido o projeto "Inclusão Digital no CEJA-Mari", que visa apresentar algumas mídias digitais aos alunos da referida escola e promover aulas mais dinâmicas, motivantes e lúdicas, além de auxiliá-los a manusear o computador.
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